25 de novembro de 2011

Aedificat Pacem cumprindo Portugal

Na véspera dos 5 do 31, outros 5 se comemoraram. No dia 24 de Novembro de 2006 chegava ao Líbano a UnEng1/FND/UNIFIL*, a primeira das, até agora, 10 unidades da Engenharia Militar Portuguesa destacadas no Sul do Líbano, ao serviço das Nações Unidas.

Cinco anos a Aedificat Pacem cumprindo Portugal! Foi com estas palavras, proferidas ontem pelo Tenente Coronel Engenharia Augusto de Barros Sepúlveda, Comandante da UNEng10, que se concluiu a cerimónia de entrega de medalhas e comemoração da efeméride, no UBIQUE** CAMP, casa dos militares Portugueses no Líbano. O adágio é tão verdadeiro quanto a Portugal honram os mais de um milhar de soldados que têm passado por este país nos últimos 5 anos.


Do enorme legado que tem vindo a ser deixado pela Unidade de Engenharia/FND/UNIFIL, resulta a admiração e respeito que lhe têm não só os outros contingentes militares e civis da UNIFIL, mas também as Forças Armadas Libanesas e as populações locais. O seu quartel, construído de raíz na localidade de Shama, transformou-se imediatamente em posição modelo da UNIFIL. Nos diversos projectos de engenharia e construções para a Missão e trabalhos de apoio às populações locais, ficam sempre evidentes as excelentes qualidades técnicas e humanas dos militares Portugueses, de que são testemunho as inumeras referências elogiosas oficiais recebidas ao longo destes últimos cinco anos.

Tendo encarado a missão sob o lema “Quem cá está não somos nós, é Portugal”, os militares poderão partir satisfeitos por terem cumprido o propósito de continuar a excelente imagem que Portugal tem no Sul do Líbano. Entre os vários projectos de apoio às populações locais, destacam-se a construção de estradas, caminhos agrícolas, apoio médico e sanitário e construção de salas de aulas. No campo religioso, um interessante e enriquecedor intercâmbio religioso tem sido mantido com uma comunidade Cristã Maronita desde o início das Unidades Portuguesas no Líbano. O desporto, através de várias iniciativas promovidas entre o Contingente Português e os civis locais tem sido outro exemplo relevante de cooperação civil-militar, através do aprofundamento dos laços e pela confraternização. Estas iniciativas desportivas foram de resto objecto de uma reportagem efectuada pela TV Globo (Brasil) no fim de Julho deste ano.

Na falta de um representante do Governo Português durante a cerimónia oficial, na falta de sequer uma referência no site oficial do Estado-Maior-General das Forças Armadas, ou do Exército, tampouco do Ministério da Defesa Nacional, aqui fica a nossa humilde mas sincera homenagem a estes Bravos Portugueses.


*UNIFIL – United Forces Interim Force in Lebanon
**UBIQUE – Do lema da Engenharia Militar Portuguesa: Ubique (Por toda a parte).
*** Imagens daqui

1 comentário:

  1. Gostei da homenagem :)
    e viva aos tugas no Libano.
    Olha e arranjares uma visitinha lá ????
    Liliana

    ResponderEliminar